É possível limpar o filtro de partículas em andamento, no entanto é necessário ter sempre em mente que para uma correta manutenção do filtro de partículas do seu veículo deverá ter em consideração as recomendações do fabricante.
Como prolongar a vida do filtro de partículas?
Mediante uma condução adequada e o respeito das normas do fabricante é possível prolongar a vida útil do filtro de partículas e assim evitar algumas dores de cabeça.
Evite realizar trajeto muito curtos consecutivamente. Nestas situações, o motor não chega a atingir a temperatura ideal para a queima das partículas. Desta forma as mesmas acabam por se acumular, podendo mesmo entupir o filtro.
O ideal é realizar sempre trajetos mais longos, em especial em autoestrada, para que se consigam queimar as partículas maiores e nunca se deixe acumular.
Como limpar o filtro de partículas em andamento?
Podemos limpar o filtro de partículas em andamento através de um processo chamado de regeneração passiva. A regeneração passiva nada mais é do que conduzir durante um tempo considerável a alta velocidade. O objetivo é elevar a temperatura do cano de escape para ajudar na queima da fuligem.
Quando a regeneração passiva não é suficiente é necessário recorrer à regeneração ativa. Normalmente este processo ocorre enquanto se conduz a uma velocidade constante de aproximadamente 70 km/h durante cerca de 10 minutos. O que se pretende é que o motor do veículo trabalhe acima das 2.500 rpm. Para isso o ideal é efetuar este processo em autoestrada, num trajeto que nos seja conhecido.
Basicamente a regeneração ativa dá-se quando a capacidade de carga da fuligem no filtro atinge um determinado ponto. Nesse momento a ECU do veículo vai produzir um aumento de injeção de combustível na pós-combustão. Isto irá aumentar a temperatura dos gases do escape, no filtro de partículas – o que se chama de regeneração ativa. Desta forma, as partículas de fuligem são queimadas, transformando-se em cinza e desobstruindo o filtro.
Atenção:
Se este processo for interrompido, por exemplo o trajeto é demasiado curto, a luz de aviso no painel de instrumentos vai ficar acesa indicando que o filtro não está totalmente desimpedido.
Assim será necessário voltar a acionar o processo conduzindo a uma velocidade acima dos 70 km/h com as rotações elevadas até que o processo seja finalizado e o filtro desobstruído.
A melhor solução – Limpeza do filtro de partículas ieservice!
Garanta a limpeza do seu filtro e evite dores de cabeça.
Com a ieservice preservamos o filtro original e garantimos um limpeza total. Mesmo com as regenerações existem sempre partículas que se acumulam e impedem o bom funcionamento do filtro.
Na ieservice repomos a eficiência do filtro de partículas sem o danificar e prolongando a sua vida útil.
O sistema de Limpeza de Filtros de Partículas da ieservice é o único, na Península Ibérica, com a certificação TÜVRheinland.