Os filtros de partículas são um componente presente nos veículos a diesel cuja função está relacionada com a saúde e o ambiente.
O filtro serve para eliminar as partículas produzidas pela combustão dos motores a diesel. As partículas ao entrar em contacto com os humanos pode causar doenças respiratórias e de coração.
Onde estão posicionados?
Existem dois tipos diferentes de filtros, os que utilizam aditivos e os que não utilizam aditivos. Os filtros de partículas estão posicionados na linha de escape. Os que não usam aditivos são colocados perto do motor e os que usam aditivos estão, normalmente, mais longe do motor.
O filtro que é utilizado á saída do motor tem integrado também um catalisador de oxidação, revestido com platina o que faz elevar a temperatura dos gases de escape para ajudar a queimar as partículas de fuligem. O outro tipo de filtro requer o uso de aditivos para baixar o ponto de queima das partículas, porque a temperatura de funcionamento destes filtros é mais baixa.
De que material são feitos os filtros de partículas?
São feitos de um monólito cerâmico e ao contrário dos catalisadores os canais por onde passam os gases estão bloqueados para apanhar as partículas de fuligem.
As paredes destes canais são porosas e por isso os gases passam, ficando presas apenas as partículas.
Qual é a função do filtro de partículas?
A função do filtro de partículas é apanhar essas partículas, mas não só. O filtro também serve para queimar essas partículas para impedir que o filtro fique bloqueado.
A queima das partículas é feita através da regeneração passiva ou ativa.
A regeneração passiva acontece automaticamente em trajetos em autoestrada em que a temperatura dos gases de escape atingem de 350ºC a 500ºC.
Como a temperatura é elevada dá-se a queima das partículas de fuligem. A regeneração activa é necessária, quando se utiliza os veículos só em trajetos curtos ou em cidade. A unidade de controle do motor através dos sensores deteta esta situação de acumulação de fuligem de cerca 45% não queimada em filtros que não usam aditivos e inicia então uma injeção mais prolongada de combustível para aumentar a temperatura dos gases para 600ºC de forma a que se possam queimar as partículas e o filtro não fique bloqueado.