Skip to main content
filtro_partículas

Porque é que os carros tem filtro de partículas diesel (DFP)?

O filtro de partículas diesel (DPF) evita que os motores de combustão existentes nos carros enviem uma poluição excessiva para a atmosfera terrestre.

Desta forma, estes componentes servem para reter as partículas de fuligem no escape.

Este componente é instalado no sistema de escape do veículo e retém as partículas nocivas que de outra forma seriam expelidas para o ar e consequentemente respiradas pelos humanos.

filtros_de_partículas_8

Assim sendo a razão pela qual os veículos a diesel têm um filtro de partículas diesel está relacionado com questões de saúde e poluição ambiental.

Todos os veículos a diesel fabricados após 2009 dispõem de um filtro de partículas diesel (DPF, diesel particle filter) instalado no sistema de escape para impedir que as partículas de fuligem, que são muito prejudiciais à saúde humana, sejam expelidas para o meio ambiente.

No entanto o filtro não só retém como também elimina as partículas produzidas pela combustão dos motores diesel. A eliminação das partículas acontece através da queima, sempre que, no interior do filtro de partículas, se atingem altas temperaturas.

Como se limpa o filtro de partículas diesel?

Como acontece com qualquer filtro, é necessário ter em conta a sua manutenção e limpar o filtro com regularidade para manter o desempenho necessário ao seu bom funcionamento.

No caso do filtro de partícula diesel, o processo de “limpeza” designa-se por “regeneração”.

Na regeneração, a fuligem recolhida é transformada em cinza através da sua queima a alta temperatura. A cinza é depois expelida pelo escape sem maiores problemas.

Se o seu veículo deu sinal de que o filtro de partículas poderá estar obstruído e não consegue regenerar por si só, entre em contacto com a ieservice.

LEIA  Filtro de partículas a partir de que ano?

filtro_particulas

A ieservice é especialista na limpeza de filtros de partículas e garante a reposição do filtro a 98% da sua eficiência original.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *