A regeneração do filtro de partículas (DPF) é muito importante nos motores a diesel. Quando o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento existe uma acumulação de resíduos que podem entupir o filtro. Um filtro de partículas entupido pode provocar danos no motor para além de outras complicações como o aumento no consumo de combustível.
Trajetos muito curtos a baixa velocidade ou invernos mais frios podem afetar a temperatura que é atingida no motor. Isto pode acionar mensagens de aviso sobre o filtro de partículas.
O que é o filtro de partículas?
O filtro de partículas é um componente mecânico que está instalado no sistema de escape. A função do filtro de partículas é como o seu nome o diz, filtrar as partículas impedindo que elas sejam projetadas para a atmosfera. Estas partículas são produto da combustão do motor e são muito prejudiciais para a saúde humana, podendo ser até cancerígenas.
O filtro de partículas retém estes fragmentos dentro do próprio filtro. Mas como todos os filtros é muito importante evitar acúmulos, pelo que se deve esvaziar com regularidade.
No caso do filtro de partículas, o ato de esvaziar tem por nome “regeneração”. Na regeneração os fragmentos que foram retidos são queimados a altas temperaturas e reduzidos a cinzas.
Tipos de regeneração do filtro de partículas
Existem dois tipos de regeneração do filtro de partículas – regeneração passiva e regeneração ativa.
Regeneração passiva
Felizmente o filtro de partículas foi criado para se esvaziar automaticamente. Quando a temperatura do escape fica mais elevada as partículas são queimadas para “limpar” o filtro. Este processo é feito em autoestradas ou vias rápidas onde o veículo pode circular a uma velocidade mais elevada durante um maior tempo.
Regeneração ativa
A regeneração ativa acontece quando a capacidade de carga de fuligem no filtro é elevada. Neste caso existe um aumento da injeção de combustível na combustão o que faz subir a temperatura dos gases de escape no filtro de partículas. Desta forma são queimadas as partículas que estavam retidas. Este processo obriga a um maior gasto de combustível.
Limpeza ieservice – A melhor solução
Ambos os processos de regeneração são falhos e obrigam o condutor a conduzir durante algum tempo a uma velocidade constante, impossível de executar em circuitos urbanos.
Na ieservice desenvolvemos um processo de limpeza do filtro de partículas, que assegura uma limpeza profunda sem danificar o filtro.
Marque a limpeza do seu filtro de partículas através do email info@interescape.com ou o número 252 248 810.