Skip to main content
filtrodeparticulas

Filtro de partículas a partir de que ano?

O filtro de partículas a partir de que ano se tornou obrigatório? Essa é uma questão importante para perceber o que é, para que serve o filtro de partículas e que cuidados se deve ter com este componente.

O que é o filtro de partículas?

Os filtros de partículas, também conhecidos como FAP (em francês, Filtre à particules) ou DPF (em inglês, Diesel Particulate Filter), são componentes instalados nos sistemas de escape dos veículos para reduzir as emissões e cumprir as normas europeias de emissão. Isto é conseguido através da retenção de fuligem (partículas em suspensão) nos gases de escape, permitindo ao mesmo tempo a passagem dos gases de escape através do sistema.

Como todos os tipos de filtros, os filtros de partículas devem ser limpos periodicamente para assegurar o seu correto funcionamento. Isto é feito por um processo chamado regeneração, que envolve uma função catalítica no sistema e a queima de fuligem a temperaturas muito elevadas, deixando cinzas no filtro de partículas. A regeneração é um processo automático e acontece durante o funcionamento normal do veículo. Em alguns casos, a regeneração pode ser percetível sob a forma de fumo branco do tubo de escape.

Filtro de partículas a partir de que ano?

Estes filtros são instalados para cumprir as normas de emissão Euro 6c estabelecidas pela União Europeia, nos veículos com motores diesel e a gasolina.

Os filtros de partículas são obrigatórios desde Janeiro de 2010 nos veículos com motores a diesel. No entanto existem veículos diesel que desde o ano 2000 utilizam filtros de partículas para “limpar” as suas emissões.

Nos veículos com motores a gasolina, a instalação de filtros de partículas é obrigatória desde setembro de 2017, com a entrada em vigor da norma Euro 6c.

LEIA  Como fazer a regeneração do filtro de partículas?

Problemas com o filtro

Se o filtro de partículas não for devidamente limpo, pode ocorrer acumulação de fuligem que afeta o desempenho do veículo e o consumo de combustível. Se não for controlada, a acumulação pode mesmo entupir o filtro de partículas e, com o tempo, causar danos muito graves a outros componentes do motor.

O filtro de partículas pode ser regenerado, isto é, pode forçar uma autolimpeza para evitar acúmulos de fuligem.

Um FAP/DPF bloqueado pode também provocar o sobreaquecimento do sistema de exaustão e representar um risco de incêndio. O filtro de partículas a partir do momento que dá sinais de avaria pode ter consequências muito graves e dispendiosas. Para evitar este tipo de danos, a maioria dos carros novos entra num modo seguro (safe mode). No modo seguro, o carro move-se muito lentamente exatamente para evitar o sobreaquecimento. O objetivo do safe mode é que o veículo seja levado para a oficina mais próxima por forma a ser reparado.

Como regenerar o filtro?

Para regenerar o filtro de partículas, o carro tem de ser conduzido regularmente a uma velocidade constante, normalmente acima das 2.500 rpm (rotações por minuto), durante um período de 15 a 30 minutos, pelo menos uma vez por mês. Por forma a manter a velocidade constante acima das 2.500 rpm é aconselhável que este procedimento seja realizado em autoestradas ou vias que assim o permitam.

Importância da manutenção

A maioria dos veículos são utilizados principalmente em áreas urbanas e para viagens curtas com paragens. Desta forma não há tempo suficiente para que o veículo aqueça o bastante para realizar um processo de regeneração completo.

Mesmo que a regeneração seja bem-sucedida, ao longo do tempo acumulam-se cinzas no filtro (FAP/DPF), entupindo-o. Por esta razão, os fabricantes de automóveis classificam o filtro de partículas como um componente que requer manutenção, como por exemplo as pastilhas de travão e os filtros de ar. O filtro de partículas não está coberto pela garantia. Assim sendo, o FAP/DPF requer uma manutenção adequada e atenta.

LEIA  Filtro de partículas entupido - quais são os sintomas?

Limpeza profunda do filtro de partículas com a ieservice

O método de limpeza do filtro de partículas diesel da ieservice cumpre as directrizes recomendadas pelos fabricantes de filtros de partículas.

filtrodeparticulas

O nosso processo utiliza equipamento especificamente concebido e testado para a limpeza de filtros de partículas diesel, o que nos diferencia de outras alternativas no mercado. Os processos de limpeza de filtros de partículas de outras empresas incluem a limpeza ultra-sónica ou química, mas estes processos não limpam adequadamente e muitas vezes danificam o filtro de partículas.

Fazemos a limpeza de filtros de partículas tanto para clientes particulares como para empresas.

Para agendar a limpeza do filtro, por favor contacte-nos através do 252 248 810 ou info@interescape.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *