Um filtro de partículas é um dispositivo que na maioria dos casos está junto ao catalisador e foi criado para remover as partículas de diesel ou fuligem do escapamento de motores a diesel.
O filtro de partículas serve para impedir a combustão incompleta de partículas sólidas em motores a diesel, que são posteriormente eliminadas por meio de regeneração automática.
É importante frisar que os carros a diesel têm filtros de partículas porque produzem 100 vezes mais partículas de fuligem do que os veículos a gasolina.
No entanto os motores diesel têm vindo a evoluir muito relativamente à poluição atmosférica e sonora. A grande vantagem dos motores a diesel é que eles são mais eficientes, em comparação aos motores a gasolina, e também emitem menos CO2, menos monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados.
Em termos de poluição, no entanto, tem a desvantagem de emitir partículas de fuligem cancerígenas.
Filtro de partículas obstruído
Um dos maiores problemas com o filtro de partículas de um veículo é quando este não consegue eliminar a fuligem de forma correta e começa a ficar entupido.
Quando o filtro de partículas fica obstruído a performance do carro é afetada. O consumo de combustível pode aumentar e a potência do veiculo diminuir.
Confirmando-se o entupimento do filtro, o aconselhado é proceder à sua limpeza.
O serviço de limpeza da ieservice permite manter o filtro original e repor os seus níveis de eficiência a 98%.
Entre já em contato com a ieservice para agendar a limpeza do seu filtro através do número 252 248 810 ou via email info@interescape.com.