Eliminar o filtro de partículas é correto? O filtro de partículas é um componente que consoante as condições de condução pode não realizar a sua função em pleno e ficar entupido. Os trajetos urbanos são normalmente muito curtos e não reúnem as condições necessárias para que exista uma correta combustão das partículas dentro do filtro. Desta forma, a regeneração passiva não ocorre da forma correta e o filtro fica com acúmulos de fuligem que podem causar a sua obstrução.
Estes acúmulos podem afetar o normal funcionamento do filtro de partículas e obrigar a que seja necessária uma intervenção para limpar o filtro. Em casos extremos pode ser mesmo necessário substituir o filtro de partículas.
Estas questões podem tentar alguns condutores a cogitar eliminar o filtro de partículas.
Porque não deve eliminar o filtro de partículas?
Eliminar o filtro de partículas é um incumprimento para com as leis europeias sobre as emissões de gases poluentes, a Euro VI. Assim sendo eliminar o filtro de partículas nunca é a melhor opção.
Por outro lado, a remoção do filtro de partículas é lançar para a atmosfera partículas nocivas que afetam negativamente a qualidade do ar que respiramos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para as consequências a nível de saúde originadas pela poluição que respiramos. Segundo a OMS, as partículas finas inaláveis impactam diretamente o nosso sistema respiratório e cardiovascular, e são responsáveis por cerca de 7 milhões de mortes por ano.
Em Portugal, a QUERCUS também tem alertado para a degradação da qualidade do ar que respiramos, pedindo às autoridades competentes que atuem conforme a lei para com as empresas que realizam a tarefa de eliminar o filtro de partículas.
Solução ieservice com a Limpeza do Filtro de Partículas
Eliminar o filtro de partículas é um erro muito grave, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos.
Em caso de obstrução, a solução é a Limpeza do Filtro de Partículas da ieservice, a única no mercado nacional certificada pela entidade alemã TÜVRheinland.
O processo de limpeza ieservice repõe a eficiência do filtro de partículas a 98% da sua capacidade original. A solução ieservice é a mais ecológica e económica, garantindo a manutenção do filtro original e o seu funcionamento correto.
E quando a limpeza do filtro não é possível?
Quando não é possível realizar a limpeza do filtro de partículas, a solução é a reparação. A ieservice repara o filtro de partículas substituindo o elemento filtrante por outro novo, utilizando materiais de qualidade como o carboneto de silício e a cordierite.
A reparação é também uma solução mais económica do que a substituição, permitindo que o filtro tenha a sua função restaurada e cumpra a sua função de filtragem das partículas nocivas.